terça-feira, 5 de março de 2013

PLANO DE AULA - PORTAL DO PROFESSOR


Programação da aula
·         Objetivo da equipe
A equipe tem o objetivo de desenvolver o conhecimento e o ensino-aprendizagem com as crianças das séries iniciais em escolas inclusivas.
·         Estrutura curricular
1-Modalidade: educação básica – séries iniciais
2-Componente curricular: ciências
3-Tema: animais (conhecendo os animais)
·         Dados da aula
1-Título: Conhecendo os animais
2-O que o aluno poderá aprender com esta aula: O objetivo da aula é que o aluno conheça os principais animais que são vistos por eles no dia-a-dia, que aprendam a escrever seus nomes e a desenvolver o cognitivo, intelectual e também o raciocínio lógico, já que vão precisar associar os nomes dos animais com as figuras visuais e seus respectivos sons.
3-Duração: 1 aula/ 45 minutos
4-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: É proposto que o professor faça uma breve introdução do que vai ser visto na aula seguinte, colocando-os em harmonia com o assunto. Os alunos vão ficar mais atentos quando ouvirem ou encontrarem assuntos relacionados com o tema a ser desenvolvido na turma.
5-Palavras-chave: animais, mamíferos, répteis, cadeia alimentar;
·         Estratégias e recursos
1-Passo a passo da aula: Iniciaremos a aula mostrando alguns animais mais conhecidos em todo o contexto do dia-a-dia das crianças, fazendo com que eles memorizem ou se lembrem de algum, após essa visualização colocar os sons dos mesmos animais para eles associarem com a imagem e tentarem descobrir os nomes dos respectivos bichos. Com isso eles já estarão mais preparados para receber uma folha contendo quatro doa animais que foram exibidos, para colorirem e escreverem seus nomes em baixo dos mesmos, assim, fixarão os nomes, as imagens e os sons de alguns dos variados bichinhos visto por eles no decorrer dos dias, ajudando também na escrita, na fala, e na observação para desenvolver a atividade proposta.
2-Recursos utilizados: Nesta aula seriam utilizados vídeos e iamgens para mostrarem os animais, a multimídia para a realização da tarefa de relacionarem sons, imagens, nomes e o que vier em suas mentes que talvez, estejam associados com a atividade.
·         Avaliação
A avaliação seria feita a partir do proposto em sala de aula. A associação proposta, a escrita correta dos animais, e a relação de aprendizagem e desempenho do aluno na tarefa.

Alguns vídeos que possam ser utilizados:
Imagens retiradas do: www.google.com.br/ imagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário